sexta-feira, 13 de março de 2009

Sempre fiel às Suas alianças


Texto base: Ezequiel 16:59-60 e 62
“O Senhor Deus diz:
- Jerusalém, eu a tratarei como merece, pois você quebrou as suas promessas e não respeitou a aliança. Mas eu manterei a aliança que fiz com você na sua mocidade e farei com você uma aliança que durará para sempre.”...”Renovarei a aliança que fiz com você, e você ficará sabendo que eu sou o Senhor.”

Jerusalém sofreu o castigo merecido pela aliança que quebrou com Deus, isso não só uma vez, mas várias. Vemos como Deus é totalmente fiel, Ele não volta na Sua palavra! Mesmo quando Israel adorou deuses falsos e corrompeu-se com o pecado, Deus continuou amando-os; sim, o povo teve um grande castigo, mas o Pai fez isso para eles perceberem quem era o verdadeiro Deus e pudessem voltar para a aliança! Deus chamava Israel de SEU povo, aqueles que faziam parte da aliança feita com Abraão.
Em Gênesis 17:4-8, Deus fez uma aliança com Abraão prometendo a ele uma grande descendência, sendo Ele o Deus deste povo. Em Romanos 4: 11 diz:”...Assim Abraão é o pai espiritual de todos os que crêem em Deus e são aceitos por ele, mesmo que não sejam circuncidados.” Todos aqueles que servem a Deus verdadeiramente são descendentes de Abraão, ou seja, herdeiros da promessa inicial do povo de Deus. Ele é o nosso Deus, nós somos o Seu povo e enquanto permanecermos nEle essa aliança será eterna!
A Nova Aliança

Deus fez outra aliança com um sevo Seu que nos atinge diretamente, a feita com Davi. No Salmo 89:3-4, o Pai fala que da descendência de Davi virá o Rei cujo reinado será para sempre. E isso cumpriu-se por meio de Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Em Malaquias 3:1, fala sobre João Batista, aquele que viria enviar a mensagem sobre Jesus e a nova aliança, fala-se dele também em Isaías, “a voz que clama no deserto”. Deus não deixou em aberto nenhuma etapa, fez tudo como Ele havia prometido! Veio João, logo após Jesus trazendo outra aliança com o povo de Deus, uma aliança de sangue. Pela morte do Cordeiro santo nós somos salvos, por ela não oferecemos mais sacrifícios de animais e temos acesso livre a Deus. Essa aliança é para aqueles que aceitam a Jesus como salvador de suas vidas, ou seja, reconhecem a Sua morte na cruz, entendem o Seu e segue-O. Ela acaba na vida de um indivíduo quando este ignora o sacrifício do Filho, não O respeitando, etc.

O Pai faz várias alianças com os Seus escolhidos, além dessas duas grandes promessas que vimos, há a promessa com Moisés, Nóe, etc.Existem, também, alianças individuais e Ele certamente irá cumpri-las na hora certa. Faça, você também, uma aliança com Deus, pois Ele se alegra daqueles que buscam os Seus preceitos e é fiel nas Suas alianças. Busque o Reino e a vontade do Pai.

Para ler e pensar:

- Faça alianças com seus amigos, Deus também abençoa aqueles que são fiéis nos relacionamentos entre humanos. (1 Sm 18:3)
- Até quando vai a promessa de Deus? (1 Cr 16:15)
- Deus é bom para aqueles que são fiéis a Ele. (Salmo 103:17 e 18)
- Existem, também, alianças ruins. (Gálatas 4: 24)


Tenha uma aliança com Deus e seja fiel à ela!


Deus abençoe-os!

Grace Kelly ;D

Nenhum comentário:

Pesquisar