terça-feira, 10 de março de 2009

O Pai Nosso


Texto base: Lc.11:1-4; Mt.6:9-13.


O Pai Nosso é a oração cristã mais conhecida de todo o mundo. Qualquer líder espiritual em qualquer parte do planeta - cristão ou não - a conhece. O interessante é que nós, como cristãos, não a orarmos regularmente. Na verdade, raramente a praticamos, alegando estarmos repetindo-a de forma vã.

O que Jesus nos ensina a respeito desta importante oração? Usei dois contextos para explanar de forma a melhor entender.


Não useis de vãs repetições!


Acredite: Orar o Pai Nosso não é uma vã repetição, se feita com entendimento. Vamos entender a importância desta oração no ministério de Jesus.
O segredo do ministério de João Batista era a sua oração. Ele sabia como orar! Certamente a sua aparência e mensagem não eram muito agradáveis, mas a unção que havia neste trazia os ouvintes ao arrependimento! E não somente nele, mas em seus discípulos, aos quais ensinara a orar (Lc.11:1).
Agora que sabemos que o segredo do ministério de João era o saber orar (uma oração específica), apliquemos isto também ao ministério de Jesus. O contexto de Mateus nos diz:

"E, orando, não useis de vãs repetições, como os pagãos; porque presumem que pelo muito falar serão ouvidos." (Mt.6:7).

Legal, mas o Pai Nosso é uma reza. Veja o que Jesus diz imediatamente depois aos seus discípulos:


"Mas quando orardes, orem assim:

Pai nosso, que estás nos céus."(Mt.6:9)


Ele não quer que eu ore usando repetições vãs, mas me manda orar a mesma oração quando eu for orar?!?!


ENTENDENDO O PAI NOSSO


Jesus queria que nós orássemos esta oração com completo entendimento. Vamos destrinchar o Pai nosso:


PAI NOSSO, QUE ESTÁS NOS CÉUS - A palavra traduzida por céus é a mesma usada em Ef.6:12b, ou seja, regiões celestiais, que remete a Reino espiritual, que está em toda a parte e, não céu como morada de Deus. Ou seja: Pai, eu sei que estás em toda a parte, Tú estás AQUI!


SANTIFICADO SEJA O TEU NOME - Jesus sabia que o nome do Pai não era santificado, ou seja,
não estava acima de todo o nome ENTRE OS HOMENS. Inúmeros eram os deuses romanos. Ele sabia que aonde quer que estivesse, tinha de santificar, exaltar o Pai. Por isso ele curava enfermos, libertava os cativos e apregoava a vinda do Reino de Deus. Em Lucas 10:9, ele nos manda fazer o mesmo como Filhos. Sabemos que o nome de Jesus não é santificado no mundo. Há outras entidades e deuses que são invocados e reverenciados, entidades estas que não são deuses, mas demônios. Entendemos a necessidade de santificar o nome de Jesus, para que todos recebam o nome dado para a salvação!


VENHA O TEU REINO, FAÇA-SE A TUA VONTADE AQUI NA TERRA COMO [É FEITA] NO CÉU- Jesus sabia que a vinda do Reino é a única forma de mudar o mundo. A vinda do Reino e o fazer a vontade perfeita do Rei do Universo é a salvação para os problemas do mundo. Este é um dos pontos principais, o qual devemos interceder insistentemente: Venha o Teu Reino Papai! Faça a Tua vontade primeiro em mim! Faça a Tua vontade aqui na Terra!


O PÃO NOSSO DE CADA DIA - Jesus dependia totalmente do Pai. Esta frase nos indica total dependência! Não remete apenas ao pão, comida, mas a necessidades básicas, preocupações e ansiedades. Jesus nunca esteve apavorado em nenhuma situação, mesmo quando teve de alimentar duas multidões e pagar o imposto. Ele sabia que, agindo como Filho, o Senhor proveria tudo o que Ele precisava.


PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS, COMO NÓS TEMOS PERDOADO AOS NOSSOS DEVEDORES - a condição para recebermos perdão é a DE TERMOS PERDOADO (Mt.6:14-15). Ele não tinha pecados, mas nos deixou isto como ensino.


E NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL - orar desta forma é também, em si, já a própria vigilância. Ele nos livra do mal se não cairmos em tentação, resistindo-as todas.


POIS TEU É O REINO - que será estabelecido aqui;

TEU É O PODER - Nele manifesto;

E TUA É A GLÓRIA - apenas Tua;

PARA SEMPRE, AMÉM!


Juntando todas as partes, temos a oração montada de modo diferente:


Pai, sabemos que estás aqui. Santifica o Teu nome, dado para a salvação, através das nossas mãos, para que saibam que És Deus. Venha o Teu Reino e faça a Tua vontade aqui na Terra, como é feita no Céu, soberana. Nossas preocupações e anseios lançamos diante de Ti, porque dependemos de Ti. Nos perdoa, porque já perdoamos quem nos tem ofendido. Não deixe cair em tentação, porque temos vigiado, livrando-nos do mal sempre, pois o Reino que será estabelecido é Teu, Teu é o poder nele manifesto, e tua é a Glória pra sempre. AMÉM!!
PARA LER E PENSAR:
- Há quanto tempo não ora esta oração sozinho, em seu quarto? Ou nunca a fez?
- Ore-a DIARIAMENTE.
- Não esqueça de que o perdão inclui uma condição.
- Quando tive de se manifestar como filho, esteja seguro de que o Pai que está em toda a parte, estará pronto a te ajudar a santificar o Seu nome!

Se quer ter um ministério de Filho, comece a orar desta maneira TODAS as vezes em que for orar. Este era o segredo ministerial de Jesus, e passou a nós, que somos seus irmãos.


Seja Filho!


Lucas Rolim.

Nenhum comentário:

Pesquisar