sexta-feira, 27 de março de 2009

Sua conduta é agradável a Deus?(1)


Texto Base: 1 Pedro 2:11-17
Primeiramente analisaremos o versículo 11 e 12:
“Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma. A conduta de vocês entre os pagãos deve ser boa”

O mundo está aí! Cada vez mais acessível a nós! E temos nós acessado-o? Hoje veremos um pouco da conduta que nós, cristãos, devemos levar em meio a esse mundo corrompido e sujo, que, obviamente, não é como a dele é. Pedro mostra claramente que aqui é apenas uma passagem; ficaremos aqui por um pequeno período, no qual faremos a escolha, através das nossas atitudes, para onde habitaremos na eternidade. Se não pertencemos a tudo que nos circunda, por que insistimos, tantas vezes, em viver como ele? Calma, nada de legalismo! Não estou falando de aparências, estou falando de comportamentos, de PENSAMENTOS. É claro que, infelizmente, é quase impossível não ser atingido pelas informações que são jogadas para nós todos os dias por “n” meios de comunicação, pessoas, etc. Mas muita coisa pode ser evitada e mudada num caráter extraterrestre.
Vejamos a paixões da carne. Em Gálatas 5: 19-21 fala sobre as paixões humanas, só para lembrarmos,”Elas são:a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas como essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus ”. Não preciso falar o que cada item acima significa, conhecemos bem tudo isso! O diabo sempre tenta colocar situações onde alguns desses atos são “viáveis” ao nosso ver e isto é um engano! Você pode até pensar: “Ah, eu não cometo imoralidade sexual, nem pratico feitiçaria, não fico bêbado por aí e não vou para as baladas, mas... eu não sou obrigado a gostar de todo mundo né?! Então tem “aquela” pessoa que me tira do sério, também olha tudo o que ela faz! Não tem como não ficar com raiva, tá, ela é da igreja também, mas andar com ela?! De jeito nenhum!”. Sinto em dizer que não faz diferença se você é um feiticeiro ou tem raiva de alguém, é pecado! As consequências não serão as mesmas, claro, mas isso também é desagradável aos olhos de Deus! Como você poderá dar um bom testemunho, como Paulo diz no texto, se agir como os seus amigos ou conhecidos não-cristãos agem? Eles não verão diferença alguma em você se a sua conduta é igual a deles e nem imaginarão que você é “crente” sem você falar! Fazer uma piadinha suja, que mal tem né? Isso é impuro? Não, não, é só uma brincadeirinha! NEGATIVO! Não existe brincadeirinhas ou afins no Reino espiritual, existe aquilo que nos convém ou não fazer! Temos que buscar o que agrada o coração do Pai em todas as áreas de nossa vida! O nosso namoro deve ser descente, nada de agarramentos para lá e pra cá, um namoro santo que visa o casamento, não o suprimento de carência. As nossas amizades devem ser corretas e verdadeiras, e com as pessoas do mundo, uma amizade diferente, um porte diferente do deles. Em nosso trabalho, universidade, colégio, etc, fazermos sempre a diferença. Em casa, com os nossos pais e familiares, ter respeito entre muitos outros quesitos e áreas.
Aquilo que engrandece a carne diminui o espírito! Se não conseguimos deixar de praticar aquilo que a nossa carne pede, devemos pedir para Deus o Seu auxílio, pois é pela graça que vivemos corretamente e dedicadamente(Tito 2:12-13)! Jesus sabe que não é fácil para nós deixarmos isso, mas quando deixamos subimos um patamar espiritual! Quanto mais buscamos a santidade, mais perto de Deus ficamos, Ele ama os nossos esforços para agradá-Lo! E quer que vejam em nós o seu DNA! Como o coração dEle se entristece com maus testemunhos! Ele envergonha-se dos que dizem ser seus, mas não se portam como tal! Ele quer filhos obedientes! Filhos que sigam o que Jesus fez, o que o Pai mandou; e esses não seguem os desejos da carne!
Na próxima devocional continuaremos o texto!

Para pensar:
- Tenho tido alguma paixão carnal? Qual?
- O que tenho feito para mudar isso?
- Tenho sido diferente?

Sejamos a DIFERENÇA! Sejamos filhos obedientes!


Deus abençoe o dia de vocês e o final de semana!

Grace Kelly ;D

Nenhum comentário:

Pesquisar