quinta-feira, 12 de março de 2009

O Primeiro Amor


Texto base: Ap.2-5

"Todavia, há uma coisa errada: você não me ama como no princípio! Pense naqueles tempos do seu primeiro amor (como está diferente agora!), e volte-se para mim outra vez, e trabalhe como fazia antes; caso contrário, Eu virei e tirarei o seu castiçal do lugar dele entre as Igrejas." (Bíblia Viva)


Quase a totalidade dos cristãos, em certa altura de seu caminhar com Cristo, perde o primeiro amor: a vontade de entregar tudo, a disponibilidade em aprender e obedecer, a humildade que o Senhor ama e, principalmente, o zelo pelo Reino. Há uma altura de nossas vidas que permitimos o comodismo e o esfriar espirituais, acabamos (sem entender o porquê) deixando de viver o sobrenatural para viver o humano natural. Não sabemos como, mas deixamos a chama se apagar. Perdemos a capacidade de nos surpreender com o nosso Pai, acabamos passando menos tempo com ele do que costumávamos e, assim, damos início (normalmente sem fim previsto) a um processo de esfriamente que o Senhor considera pecado (ACREDITE!).


VOLTANDO À ESSÊNCIA


Nenhum de nós se agrada com isso, é lógico. Todos queremos novamente a essência, todos queremos voltar ao lugar em que nos apaixonamos. TODOS NÓS TEMOS SAUDADE! Mas a verdade é que nem sempre estamos dispostos a abrir mão de certas coisas para que possamos voltar à essência. Viver com Cristo é carregar sua cruz diariamente: é renúncia, é doído, é difícil!

Neste contexto de Apocalipse, no versículo 2, o Senhor diz: "- Eu sei quantas coisas boas você anda fazendo. Você trabalha mais do que antes! Você tem sofrido por mim!!

Este é o ponto. Pensamos que nossos cargos, ocupações na igreja, horas de leitura bíblica e credenciais nos fazem melhores cristãos, por vezes nos entregando ao ativismo. Tudo isto é vaidade: cargos, credenciais e ativismo. Ser um pastor não o torna melhor!
O que Ele tem contra nós é, de fato, o insistir em sair do primeiro amor. Não somente o sentimento de início, que nos apaixona e devasta as nossas vidas de forma intensa, mas perdemos principalmente o zelo pelo Reino. Acabamos trocando as anteriores horas de adoração por entretenimento vago, já não vamos em todos os cultos possíveis e, quando músicos, faltamos os ensaios e oferecemos qualquer coisa ao Rei dos Reis. Ele não precisa de nós! Nem de nossos instrumentos, nem de nossa adoração. Ele não precisa! Se vamos oferecer a Ele qualquer coisa que temos, nem o façamos! Se quer oferecer-Lhe algo, volte à essência: Ele nunca aceitará nenhuma oferta nossa se primeiro não aceitar o nosso modo de vida.


PERSEVERANDO!


Quando começamos a deixar o primeiro amor, temos de nos alertar. Jesus disse em Ap.2:5: "...virei e tirarei o seu castiçal do lugar dele entre as Igrejas." Isto é grave! Ele nos está encorajando a perseverar no primeiro amor, caso contrário, se persistirmos no esfriamento, seremos removidos do corpo. Parece duro, mas o iníco da apostasia está no deixar o primeiro amor. Como cristãos (verdadeiros filhos), temos de aprender a viver em constante perseverança.

O grande segredo da vida cristã plena é a perseverança. É nunca se deixar vencer pelo comodismo e esfriamento. É tomar a decisão de viver o sobrenatural em todo o tempo, mesmo que isso custe muito caro! Romanos 5:3-5 diz:

" Podemos nos alegrar, igualmente quando nos encontrarmos diante problemas e lutas, pois sabemos que tudo isto é bom para nós - ajuda-nos a aprender a ser perseverantes. E a perseverança desenvolve em nós a força de caráter, e nos ajuda a confiar mais em Deus cada vez que a utilizamos, até que finalmente a nossa esperança e a nossa fé fiquem fortes e sólidas. Então, quando isso acontecer, poderemos sempre erguer a cabeça, seja lá o que for que aconteça, e saber que tudo vai bem, pois conheceremos o quanto Deus nos ama; sentiremos também este seu amor afetuoso em todo o nosso ser, pois Deus nos deu o Espírito Santo para encher nossos corações com o seu amor."


Ser perseverante é a base de tudo! Gera em nós força de caráter, confiança, esperança e fé sólidas. Somente assim, experimentaremos o pleno amor de Deus, através do Espírito Santo.


Se em algum momento de sua caminhada como filho você saiu do primeiro amor, volte! Volte hoje! O Senhor tem saudade de Sua casa favorita, que foi você um dia. Ele o está esperando!


PARA LER E PENSAR:

- Se sair do primeiro amor é realmente tão grave, porque insistimos no erro?

- Se Tiago 1:8 nos ensina que a inconstância é algo que nos afeta não somente no reino espiritual, mas em todos os nossos caminhos, porque nem nos esforçamos para manter a constância?

- Seguir a Cristo é carregar sua cruz. Tenho feito isto?


*PERSEVERE!!

Ap.2:7b: " A todos que forem vitoriosos Eu darei do fruto da árvore da Vida que está no paraíso de Deus!".


Seja um filho perseverante!

Lucas Rolim.

Nenhum comentário:

Pesquisar