quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Temor

Disse o Senhor a Moisés: "Virei a você numa densa nuvem, a fim de que o povo, ouvindo-me falar-lhe, passe a confiar sempre em você". Então Moisés relatou ao Senhor o que o povo lhe dissera.E o Senhor disse a Moisés: "Vá ao povo e consagre-o hoje e amanhã. Eles deverão lavar as suas vestes e estar prontos no terceiro dia, porque nesse dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai, à vista de todo o povo.Estabeleça limites em torno do monte e diga ao povo: Tenham o cuidado de não subir ao monte e de não tocar na sua base. Quem tocar no monte certamente será morto; [Êxodo 19.9-12 -NVI]


Nós vivemos no tempo da Graça, temos livre acesso a Deus e o Espírito Santo habitando em nosso meio. Isso é fantástico, o Pai foi muito bom quando O enviou, como quando fez isso com Jesus. O problema ocorre quando esquecemos que o Deus da Lei, é o mesmo da Graça. Ele não mudou, o que mudou foi a vinda de Jesus, e isso fez a prevalência do amor, mas Deus continua sendo justo e quer respeito. O nosso Deus ordenou ao povo uma purificação geral para ficarem ao redor do local no qual falaria com Moisés, imagine se fossem eles que falassem? Se eles não fizessem isso, ou ultrapassem do limite estabelecido para os israelitas, eram mortos. Quanto a nós, qual é o nosso temor?

Ele não quer sacrifícios sem valor

Várias passagens bíblicas falam sobre oferecer sacrifícios, e em sua maioria, Deus deixa claro que devemos chegar puros em sua presença. Por exemplo, se tivermos algum problema com um irmão temos que resolver isso antes de chegar até Ele(Mt 5:23 e 24); ou se matamos alguém(não só a parte carnal, mas a espiritual também. Leia o devocional Assassinos de Almas), devemos nos purificar. Deus sabe o quanto somos falhos, senão fosse pela sua misericórdia já estaríamos mortos, mas Ele ainda quer que o temamos. Temor=Sentimento de respeito ou reverência, escrúpulo; zelo; pontualidade. Precisamos temê-lO, pois assim poderemos realmente amá-lO.

O Eterno disse ainda: -Se até os que não mereciam foram castigados, será que você está pensando que ficará sem castigo? É claro que você também será castigado. (Jeremias 49:12)

Para pensar:
- Eu tenho temido a Deus e Seu altar?
- Quanto tenho buscado a purificação, a santificação?

Deus abençoe! Gre ;D

3 comentários:

Manoel Gilliard P. de Sousa disse...

"Dá-me oh Senhor, um temor do qual eu não tenha medo." John Donne

Queel ;) disse...

Eu tenho pensado bastante sobre isso e´esses dias ouvi uma frase qe me deixou tipo 'uaau.. pior que é verdade'. Era sobre os judeus terem muito medo de Deus e nada do diabo. E isso é verdade, embora tenhamos dificuldade pra admitir, Deus tem a essencia de tudo em si mesmo, ou seja, Ele sabe o que é ser mal e consegue ser pior que satanás. Mas Ele se torna melhor ainda pqe Ele escolhe ser bom.
Na nossa cultura ocidental aprendemos a temer ao diabo e a tratar Deus como um bobão, sendo que a realidade é o extremo contrario.

"O segredo do Senhor {é} para os que o temem; e ele lhes fará saber o seu concerto." Sl 25.14

Quem teme ao Senhor só tem a ganhaar :D

no Amado,

Manoel Gilliard P. de Sousa disse...

" a maldade não consegue sequer ser má como a bondade é boa" C. S. Lewis
No meu blog comecei a formular algumas idéias com base nos escritos de C. S. Lewis sobre uma perspectiva diferente da convencional na qual vemos Deus e o diabo como forças ou entidades bipolares... quem se interessar Simetria e Dominação

Pesquisar