quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Um tesouro escondido


"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo." [Mateus 13. 44]

"Levo quase uma hora e meia para acordar Adam, dar-lhe os remédios, levá-lo para tomar banho, barbeá-lo, limpar seus dentes, vesti-lo, caminhar com ele até a cozinha, dar-lhe seu café da manhã, colocá-lo na cadeira de rodas e levá-lo ao lugar em que passa a maior parte do dia fazendo fisioterapia (...) Ele não ri nem chora. Apenas ocasionalmente faz algum contato visual. Suas costas são tortas. Os movimentos dos braços e das pernas são irregulares. Ele sofre de epilepsia severa, e, apesar da forte medicação, passa poucos dias sem que tenha sérios ataques. Às vezes, quando fica repentinamente enrijecido, solta um grito muito forte. Em algumas poucas ocasiões, vi uma grande lágrima escorrendo por sua face."

Henri Nouwen (Extraído da revista World Vision)

O que leva um sacerdote com a reputação e todos os título e méritos de Henri Nouwen a largar suas ocupações em Harvard e dedicar-se a servir indivíduos que sequer compreendem o que ele fala, em L'Arch Daybreak, uma comunidade de assitência a deficientes mentais?

Quando perguntado uma vez sobre isso e sobre sua amizade com Adam, de quem cuidava em Daybreak, Nouwen disse que havia uma interpretação errada, insistiu ele: "Sou eu, e não Adam, o maior beneficiário de nossa amizade."

Fico pensando se Nouwen compreendeu melhor que nós o que Cristo falou sobre o Reino escondido.

Todas as pessoas com as quais me deparo durante o dia, seja no ônibus, na faculdade ou na igreja recebem de mim uma determinada atenção, que está vinculada ao conceito de valor que criei para cada uma delas, consciente ou inconscientemente. Mas será que para Deus essas diferenças existem? Em Cristo temos uma resposta, visto que Ele nos mostra como é o Pai. Como Cristo tratava tanto os menos privilegiados quanto os prósperos?

Reflexão:

Durante esse dia tentarei observar as pessoas ao meu redor do ponto de vista de Deus (de acordo com o que sei dEle das Escrituras). Tentarei responder as perguntas:
  • Quem é essa pessoa para Deus?
  • Que tesouro o Pai poderia ter escondido nela?
  • O quanto eu me apego as características físicas para determinar o valor das pessoas?
  • O que eu poderia fazer para treinar meu amor pelas pessoas independente do valor que atribuo a elas?

Para quem se interessar L'Arch Daybreak.

Um bom dia a todos!
Gilliard - amado de Deus.



Nenhum comentário:

Pesquisar