terça-feira, 8 de setembro de 2009

SEDE

"O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite."Is 55.1

Sede: sf 1 Sensação da necessidade de beber, principalmente água; secura. 2 Apetite para bebidas. S. de alma: desejo veemente de alguma coisa ideal.


Eu moro numa cidade fria e, talvez por isso, não tomava água com frequencia, sem falar que me orgulhava disso. Mas nos últimos anos um episódio mudou toda a minha ideia sobre a água. Fui a um congresso missionário no Amazonas, estado quente e úmido, e como estava acostumada, não bebia mais que 500 ml por dia. No começo estava tudo bem, foram 10 dias que correram tranqüilamente, mas chegou a um ponto que tudo desandou. Eu fiquei muito doente por causa da desidratação. Sintomas como enjôo, diarréia, tonturas e moleza foram agravados pela falta de água no meu corpo. Mas mesmo assim eu não conseguia tomar água e muito menos soro. Só consegui me recuperar quando fui até o 'hospital' da cidade e injetei as coisas necessárias direto na veia.

O que eu quero dizer, TODOS, isso mesmo, TODOS tem sede e não só física, mas espiritual também. Porem podemos observar reações diferentes perante isso. Por exemplo, alguns ignoram e dizem que não precisam de água até que, aparentemente, não sintam mais sede; outros dizem que preferem beber refrigerante no lugar de água (buscam outras religiões, outras atividades ou bens que lhes tragam prazeres e que matem, temporariamente, a sede - Is 55.2); enfim, há um número de possibilidades do que fazer para evitar beber água, mas o fato é: você nãão pode conter o sintomas, afinal eles aparecem independente da sua vontade. As características de uma pessoa que tem bebido a quantidade ideal de água são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (Gl 5.22). Qualquer coisa fora disso representa desidratação espiritual.

Terminando a minha histórinha, a partir daquela data eu decidi (sim, é preciso tomar uma decisão para que as coisas mudem) beber água. É claro que não foi assim de um dia pro outro, mas tenho aprendido e visto as imensas vantagens em tomá-la. Também descobri que quando eu não bebia, eu não tinha vontade de beber. Mas agora quanto mais eu bebo, mais eu quero beber. É assim com Cristo, se estamos longe Dele, não sentimos falta; mas quando estamos com Ele, um mísero segundo sem Sua presença é perda de tempo.

Cristo é a água da vida. É Dele que temos que beber durante todos os dias da nossa vida, com vontade ou não. Afinal, não queremos ficar doentes espiritualmente por termos parado de buscar a Ele, queremos?

Perdão pela repetição de 'água, água, água...', mas não tem nada que substitua ;)

No Amado,
Quel

Um comentário:

Manoel Gilliard P. de Sousa disse...

'Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.' Sl 63. 1

Pesquisar