sexta-feira, 15 de maio de 2009

Os Manjares


Texto Base: Daniel 1:8
"Daniel resolveu firmemente não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se."

As histórias de Daniel são fascinantes. Este jovem rapaz, que chegou à Babilônia na adolescência, foi colocado entre os sábios da cúpula do rei, com direito às melhores roupas, salário, comida e tudo quanto tinha o direito de receber. Sua educação foi a melhor da época (carregada de feitiçaria), estava longe de casa, longe do templo e poderia muito bem tornar-se mais um apóstata. Mas duas características são lembradas neste jovem: FIDELIDADE e SABEDORIA. Ele não teria o segundo da parte do Senhor se o primeiro não fosse levado à risca!

Não me contaminarei!
Precisamos levar em conta a situação espiritual de seu povo: abandoram a adoração verdadeira havia muito tempo. Eram um povo libertino e estavam no cativeiro por recorrerem a ídolos! E quanto a Daniel? Foi fiel. Poderia muito bem deixar o Senhor de lado e usufruir de todos os "benefícios" oferecidos aos oficiais do rei. Mas ele decidiu firmemente não se contaminar com seus manjares! Os manjares do rei não eram preparados de acordo com a Lei e seus alimentos eram oferecidos a ídolos. Daniel virou o seu rosto daquilo que desagradaria o coração do seu verdadeiro Rei! Preferiu comer legumes e beber somente água. Não se dobrou diante de ídolos e, por sua fidelidade, o Senhor lhe concedeu sabedoria que em todo o reino babilônico não se viu igual, e Deus mostrou ao império central do mundo quem é o verdadeiro e único Deus!

Sujeitando-nos a Deus
Daniel sujeitou-se a Deus em meio a podridão que lhe estava ao alcance. Ele preferiu viver "pela metade", fora dos padrões sujos do mundo e sujeitar-se a Deus. O Resultado é que ele foi honrado acima de todos, e o nome de Jahveh foi exaltado!
Tiago 4:7-8 nos ensina:
"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai os corações."

Este é o padrão dos filhos. Primeiro, se queremos vitória sobre o pecado e Satanás, precisamos estar sujeitos a Deus. Ele fugirá de nós quando, debaixo das asas do Onipotente, resistirmos firmemente suas seduções sutis. Ele nos temerá! Ele verá o Senhor em nós!
Segundo: Devemos nos achegar a Deus. Se queremos a plenitude do que o Senhor tem para nós, devemos nos achegar a Ele. Ele se achegará a nós depois que nós o fizermos primeiro. Isso vem dEle, é claro, mas estando sujeitos a Ele, nos achegaremos a Ele. Teremos limpas as nossas mãos, e se perseverarmos com constância (e não com ânimo dobre), o Senhor nos honrará.
Deseja romper hoje? Voar a novas alturas? Sujeite-se a Deus e trate o pecado com seriedade. Rejeite as iguarias do Imperador deste mundo, e o Senhor mostratá ao mundo quem é Deus!

Para ler e pensar:
- Quando os manjares me são oferecidos, como ajo?
- Tenho me sujeitado a Deus?
- Quer romper hoje? Se achegue ao Senhor.
- Buscando o Reino antes de tudo, o Diabo fugirá de você!
- Sou um Filho inconstante? Tenho Ânimo dobre?

Seja Filho!
Lucas Rolim.

Nenhum comentário:

Pesquisar