segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ele responde!

Texto Base: Mateus 7:7-8
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." (vv.7)


Tenho meditado a respeito de grandes heróis da fé nos últimos dias. Tem me chamado a atenção o quanto eles oravam, e o quanto conheciam a Deus! David Brainerd e George Müller foram grandes avivalistas e, com eles, aprendi um princípio irrevogável da natureza do nosso Senhor:

Deus não mudou e nunca mudará e Ele ainda responde as orações dos seus santos.


David e George


David Brainerd era um jovem missionário, muito doente e franzino, que ao converter-se aos 20 anos (embora conhecesse a Deus desde a infância) teve o intenso desejo de consagrar totalmente a sua vida ao serviço do Senhor, para a Sua glória. Costumava passar dias inteiros em jejum e intensa oração, quase sempre intercedendo pelos índios que evangelizava. Tomou a decisão de se mudar para as florestas húmidas, sabendo que logo morreria por isso, por sofrer com a tuberculose. Evangelizar os índios não era nada fácil, pois David não conhecia suas diversas línguas, sempre precisando de tradutores (idólatras e por vezes bêbados), tendo o outro fator de que eram muito selvagens (matar lhes era comum) e terrivelmente idólatras e apegados às tradições. Intercedia muito e pregava aos seus constantemente, viajando mais de 8000 Km em sua vida ministrando a índios. No início, os índios zombavam. Poucos ouviam, e não lhe davam importância, mas David não desistiu, e passou a orar com mais fervor pelos pobres índios. Pediu tanto, que o Senhor lhe respondeu, e um avivamento em meio aos índios começou. Seu tradutou foi o primeiro a se converter, e os demais começaram a se quebrantar. Nada ele fazia para que os índios caíssem ao chão chorando, preocupados com as suas almas eternas, querendo estar com Cristo. Muitos índios conheceram ao Senhor pelos intensos labores deste notável homem, que deu sua vida à Glória do Senhor!

George Müller é o exemplo de oração respondida. Viveu numa época em que a cólera matou milhares de pessoas. Em conseqüência disto, muitas crianças ficaram órfãs, tendo ou de morar nas ruas ou trabalhar de maneira explorativa em oficinas. Müller se preocupou muito com elas, e decidiu abrir um orfanato, mesmo sem nenhum condição financeira. Ele tinha princípios, e o mais notável de todos era o de NUNCA pedir ofertas e donativos para que o orfanato tivesse bom andamento. Ele queria provar que Deus responde às orações e colocar "diante do mundo uma prova de que Deus de modo nenhum mudou". Sem jamais pedir ofertas, ele abriu 5 orfanatos, com mais de 2000 crianças. Ele registrou todos os pedidos de oração respondidos. Temos números surpreendentes: Existe o registro de cerca de 50.000 orações respondias, e George Müller recebeu aproximadamente R$ 395.250.000,00 em resposta a orações sem jamais ter pedido ofertas.


O que eles e nós temos em comum


Somos igualmente Filhos! Temos o mesmo acesso a Deus, o mesmo Pai que nunca muda e ainda o Deus que prova que responde as orações. A grande diferença está no que pedimos e, essencialmente, com que moral pedimos. E mais: com que insistência pedimos!

Estes 3 princípios farão o Senhor prover todas as respostas que precisamos:

1) Pedir de acordo com o propósito e Deus (Tg.4:2-3);

2) Pedir com insistência - crendo que recebeu (Lc 18:2, Tg.1-6)

3) Se portar como Filho - e o pão de cada dia (toda a ansiedade e desejo) será dado.


Em suma, Ele é o Deus que responde as orações!


Para ler e pensar:

- Tenho pedido de acordo com os propósitos de Deus?

- Tenho pedido com insistência? Creio que recebo?

- Me porto como Filho? Oro, leio a bíblia e manifesto um testemunho genuíno de Cristo?


"...é bom perseverar nas tentativas de orar, mesmo que eu não possa orar com perseverança". (David Brainerd)


Seja Filho!

Lucas Rolim.

Nenhum comentário:

Pesquisar