segunda-feira, 11 de maio de 2009

Embaixadores de Cristo


"(...)andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação" (1Pedro 1.17)

Uma das grandes questões existente nos corações dos cristãos é: agora que conheci o evangelho, como devo viver? Para responder uma pergunta, independente de qual seja, é melhor 'começar pelo começo'. Qual foi o propósito de Deus quando criou a humanidade, a Terra e tudo que há nela? A bíblia diz que tudo foi criado por Cristo e para Cristo, para glória, honra e louvor de Deus. Embora tal princípio tenha se tornado mais complicado quando o homem comeu do fruto proibido, ele continua válido e deve ser nosso grande objetivo - engrandecer o Senhor.Sabemos que a criação ficou separada de Deus durante muitos e muitos anos até o momento em que o nosso querido e doce Pai permitiu que seu filho viesse até nós. Tal decisão resultou em nosso perdão e reconciliação, ou seja, através da morte e ressurreição de Cristo, nós somos mortos para o pecado e nascidos novamente para a vida eterna - "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste".(Jo 17.3). Então, por que não começar a vive-la enquanto ainda estamos aqui debaixo do Sol?
A partir do momento que nascemos de novo recebemos uma nova identidade, a de Filhos de Deus, recebemos também um 'endereço' novo, um 'emprego' novo e até um 'salário' novo. Ou seja, agora não pertencemos a esse planeta que vai rumo ao caos, não precisamos nos preocupar com o fim de nossas carreiras profissionais e nem mesmo com a aposentadoria. Pois tudo isso, como dizia Salomão, é passageiro. Agora nós pertencemos a um reino e temos nossas moradias sendo preparadas por Cristo, nosso Rei! Nossa profissão é fazer a vontade de Deus e sermos seus embaixadores aonde quer que estejamos e o nosso salário é acumulado em riquezas eternas no mais seguro 'banco' do universo! Precisa de mais? A garantia de que isso é verdade foi o sangue de Cristo e ainda o Espírito Santo, pelo qual fomos selados.
Mas o que é ser um embaixador? Quais são as implicações?
Uma embaixada funciona como um pedacinho de um Estado dentro de outro, por exemplo, o Brasil tem uma embaixada nos Estados Unidos, então, dentro do seu terreno só vale a constituição brasileira. Assim, para nós o que vale não são as leis dos homens, mas a lei de Deus e a Sua vontade, independente do que o mundo nos imponha.
Os embaixadores têm como função manter relações com o país em que se encontram, representar seu Estado, defender os interesses de sua terra natal, informar seu governador, estar presente em eventos internacionais para 'mostrar sua bandeira' e promover o seu país.Então, o que Paulo quis dizer em "De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse" (2Co 5.20), tem uma conotação muito grande, uma vez que somos responsáveis por representar a Cristo, defender os interesses do Reino de Deus, interceder sobre os assuntos daqui da Terra, mostrar sem timidez de onde somos e promover o nosso Senhor o máximo que pudermos.
Como peregrinos e mais que isso, embaixadores, sabemos que há continuação da vida depois da Terra, sendo assim, não busquemos nem amemos as coisas desse mundo. Pois sabemos que elas são passageiras e logo teremos que abandoná-las, uma vez que o dia da nossa redenção está próximo e o nosso Messias está a caminho.
Portanto, 'buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas' (Mt 6. 33).
Cumpramos o nosso chamado! =D


No amado,
Raquel Trentini

Nenhum comentário:

Pesquisar