segunda-feira, 6 de abril de 2009

Segundo o coração de Deus


Texto Base: Sl.51

"Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não desprezarás, Óh Deus." (v.17)


As histórias de Davi são as minhas preferidas: seus atos heróicos, sua coragem, seus grandes feitos. Muitos erros, muitos acertos. Mas Davi não foi somente o maior Rei de toda a Israel! Sua maior conquista foi o título que acompanha o seu nome: O homem segundo o coração de Deus. Em uma época onde a lei mosaica era a doutrina, este homem conseguiu o favor de Deus como nenhum outro. Por quê? Porque ele tinha o coração que derrubava o Todo-Poderoso. O Senhor não resistia ao coração de Davi.
Analisando o contexto deste salmo, vemos em Davi um erro terrível e uma atitude que o torna quem ele é: Ele adultera com a mulher de um dos seus valentes, seu amigo, Urias, engravida-a, tenta fazer com que a gravidez pareça legítima, e por último, mata o seu corajoso amigo. Que homem de Deus cometeria tamanha brutalidade? O Senhor odiou a atitude de Davi. Mas os dois eram amigos! E o Senhor conhecia bem a Davi. Este foi o erro, mas a próxima atitude de Davi é fantástica: quando confrontado com o seu erro, Davi se arrependeu e jamais repetiu o fato. Compôs este salmo, que é para mim, a oração mais arrependida de toda a Bíblia.


Segundo o Coração


Ele entendeu, mais do que ninguém, o precioso segredo do coração de Deus. O Senhor não queria sacrifícios, nem holocaustos, nem uma lei vivida de modo legalista. No coração de Davi, estava a essência da lei. Ele entendia que por mais justo ou ímpio que fosse, apenas um coração contrito o tornava aceitável diante do Senhor. Mas outras pessoas tiveram o coração contrito, outros heróis da bíblia também foram sinceros. Um coração sincero não o tornou o homem segundo o coração de Deus. Na verdade, Davi correspondia com o coração de Deus, segundo a Sua vontade. Isso o tornou quem ele era, e nem todos os seus erros lhe tiraram a amizade e o favor do Senhor.Davi correspondia com o coração do Senhor, e isso lhe tornou quem ele era. Um coração contrito é tudo o que o Senhor quer para ser o Rei do seu coração, e não importa o que tenha acontecido, nem o quanto tenham te julgado, apresente-se a Ele com um coração quebrantado, e você será aceito!


Para ler e pensar:


- Mesmo tendo o perdão de Deus, Davi teve conseqüências sérias. (2Sm. 12:13-14)- Quando confrontado com o erro, você age da maneira humilde de Davi?- Ainda quando confrontado, se arrepende e não comete de novo?Seja segundo o coração de Deus: Corresponda com a Sua vontade!Lucas Rolim.

Nenhum comentário:

Pesquisar