quinta-feira, 16 de abril de 2009

A milícia (Mosto Vinho Novo)


Texto Base: As Armas da nossa milícia, não são carnais, e sim poderosas em Deus para destruição de fortalezas. IICo.10:04


Temos falado nestes dias sobre o Grande e Poderoso Exército de Deus, entretanto é necessário entender que Ele não trabalha apenas de uma forma. Neste texto Paulo não se refere exatamente a um exército, mas a uma MILÍCIA. E o que é uma Milícia? Milícia é um pequeno destacamento militar que não tem a opulência de um grande exército, mas que nem por isso deixa a desejar em seu desempenho, ás vezes botando no bolso grandes exércitos. Algumas milícias se destacaram na história nem tanto pelo seu tamanho, nem pela quantia de seus arregimentados, mas pela bravura em enfrentar grandes inimigos, e principalmente pela qualidade de seus soldados. Ao mesmo tempo Paulo não se detém em falar somente a respeito da milícia. A grande surpresa do texto também não é propriamente a estrutura da milícia, porém as ARMAS que ela possui e utiliza. Paulo estava dizendo que quando lutasse não usaria armas carnais, mas armas espirituais - até por que nesse dado momento ele já havia passado dois anos se desintoxicando da velha identidade no Deserto da Arábia. Já não era mais o velho Saulo que amava uma discussão religiosa, amava perseguir os cristãos e concordar com suas mortes. Não vemos mais um Saulo zeloso da lei, orgulhoso da circuncisão e de ser ensinado aos pés de Gamaliel.
Em todo esse tempo Deus havia tratado para que Paulo considerasse toda sua bagagem religiosa, como refugo e lixo, comparado a agora alcançar a Cristo. (leia Filipenses 03:03 a 11) Portanto deixara todas as armas carnais e humanas que lhe estavam disponíveis e com o intuito agora de combater fortalezas, ele usaria armas espirituais. Creio que algumas dessas armas espirituais estão descritas em Gálatas 05:22,23. Mas o fruto do espírito é Amor, Gozo, Paz, Longanimidade, Paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Toda vez que entramos em campo de batalha utilizando armas carnais, certamente seremos envergonhados e vencidos pelo adversário Satanás. Por exemplo: Se uma pessoa fica irada conosco numa determinada situação, a nossa tendência é enfrentá-la com a mesma moeda, reagindo também com ira. Dessa forma estamos utilizando as mesmas armas que nosso opositor usa. Porém quando usamos contra a ira, as ARMAS da mansidão e domínio próprio, certamente venceremos.
Que tipo de armas você tem usado com sua família, com seus colegas de trabalho, e em sua Igreja?
Armas carnais ou espirituais?
Eu lembro de Mahatma Gandhi que não tolerava os cristãos mas simpatizava com os ensinos de Jesus, e conseguiu furar o cerco do disciplinado e poderoso exército inglês, sem levantar uma única arma carnal como violência, retaliação, ou assassinatos. O que ele utilizou foi um dos ensinos de Jesus acerca da não-violência. Com isso ele não só conseguiu ganhar uma BATALHA, porém ganhou uma GUERRA, conseguindo com isso trazer a independência da Índia frente a Inglaterra.
Portanto se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Rm.12:20,21


MEDITE AGORA:
a) Você tem os frutos do Espírito? (descritos em Gálatas 05:22,23)

b) Qual tipo de arma você tem utilizado com sua família, colegas de trabalho e em sua Igreja? Armas carnais ou espirituais?



Por Newton – Missão Mosto 2009

Nenhum comentário:

Pesquisar