sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O alpinista


Ele (Jesus) suspirou profundamente e disse: "Por que esta geração pede um sinal miraculoso? Eu lhes afirmo que nenhum sinal lhe será dado". (...)

Advertiu-os Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes".

Marcos 8. 12 e 15 [Bíblia NVI]

Pirsig descreve dois tipos de alpinistas. Ambos colocam um pé na frente do outro, respiram na mesma freqüência, param quando estão cansados e seguem adiante quando estão descansados. Mas aquele que escala egos não tira proveito desta experiência. Ele não nota a beleza da paisagem proporcionada pela luz do Sol em meio às árvores. Busca a trilha para ver o que está adiante, muito embora tenha feito a mesma coisa dois segundos atrás. "Sua conversa é sempre sobre algum outro lugar, alguma outra coisa. Ele está ali, mas não está. Aquilo que ele busca está ao redor dele, mas ele não quer simplesmente porque aquilo está ao redor dele."

Henri Nouwen [Extraído de The Genesee Diary]


Reflexão:
  • O que há adiante, mais à frente, na trilha que você percorrerá no dia de hoje?
  • Nesse exato momento, o que há ao seu redor que, possivelmente, você tenha deixado de observar?
  • Ir adiante na trilha do seu dia é mais importante que parar e contemplar a paisagem? Vale a pena continuar buscando um passo a frente na trilha o que você pode desfrutar agora num tempo reservado só para Deus, para apreciar sua grandeza e sua bondade?
  • Livros para ler, habilidades a desenvolver, emails para responder, vendas a efetivar, títulos a conquistar - quais coisas pressionam você, de modo que você não nota a presença de Deus ao seu redor e segue esforçando-se para ver o que há mais à frente na trilha?
  • O que tem haver os versículos citados com o texto citado e as reflexões?


Ótimo dia pra você!

Gilliard - amado de Deus

Nenhum comentário:

Pesquisar