terça-feira, 27 de outubro de 2009

Livre para compreender


Naquele momento. ele (Jesus) exultou de alegria sob a ação do Espírito Santo e disse: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos." Lucas 10 . 21 [Bíblia de Jerusalém]


Reiner, recêm formado teólogo, deu uma aula num acampamento para deficientes em que fez um discurso emocionante sobre a vida cristã vitoriosa. "Apesar da cadeira de rodas em que você está sentado, você pode ser vitorioso, ter vida plena. Deus vive dentro de você!", disse ele a um público de paraplégicos, pessoas com paralisia cerebral e problemas mentais. Achou desconcertante falar para pessoas com descontrole muscular. A cabeça deles balançava, e eles escorregavam das cadeiras, babavam.

Os acampados também acharam desconcertante ouvir Reiner. Uma mulher reuniu toda a coragem e enfrentou Reiner. "É como se você falasse do sol para quem está num quarto escuro e sem janelas", ela disse. "Não compreendemos nada do que você diz". Reiner ficou arrasado, para ele a mensagem parecia tão clara.
Depois de uma noite de oração Reiner voltou com uma mensagem diferente. Na manhã seguinte, disse: "Não sei o que dizer. Estou confuso. Sem a mensagem de vitória, não sei o que dizer". E ficou em silêncio de cabeça baixa.

Em uma sala cheia de pessoas com incapacidades físicas e mentais, a mulher que antes o havia desafiado finalmente disse: "Agora compreendemos você. Agora estamos prontos para ouvir".

[compilado de O Deus (In)Visível de Philip Yancey]


Para refletir:
Os conceitos criam os ídolos; somente a incerteza compreende alguma coisa.
Gregório de Nissa


Ótimo dia a todos!
Gilliard - amado de Deus.

Nenhum comentário:

Pesquisar