sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Relacionamento por Interesse

"E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado.
Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos,
E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos."
Lc 14.12-14

Algumas coisas que Jesus disse, às vezes, parecem meio esquisitas, afinal, quem iria preferir ter um monte de mendigos jantando em sua casa do que seus melhores amigos? Mas se nós analisarmos o verdadeiro sentido, percebemos que o assunto é sobre (nada mais nada menos que) AMOR. Jesus não está criando um mandamento do tipo: "não convidarás seus parentes para jantar, somente os pobres desconhecidos", e sim nos alertando para a terrível falsidade que permeia a nossa existência humana. Infelizmente, relacionamentos têm sido criados na base do amor próprio e nós mesmos temos agido assim, se tornou 'natural'. Casamentos têm sido feitos na base do egoísmo, namoros na base de status, amizades na busca de interesses, contatos para ter benefícios, relacionamentos familiares pensando na herança, enfim.
O lema do mundo (O que eu ganho?) entrou em conflito com o mandamento de Cristo (O que eu ofereço? - não busca seus próprios interesses - ICo 13.5) e nós temos adquirido as características que Paulo cita à Timóteo - amantes de si mesmos, soberbos, sem afeto natural, sem amor para com os bons, traidores, orgulhosos, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. (IITm 2-5).
É preciso uma mudança em nossos corações para que não ajamos mais dessa forma, e sim sejamos como Cristo, amando quem nada tem para nos oferecer e àqueles que podem nos oferecer algo, como se não pudessem. Amar somente àqueles que nos amam não é nada de mais perante Cristo (Também os pecadores amam aos que os amam.- Lc 6.32), se quisermos fazer a diferença devemos agir como ele mandou:
"Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus."

Esperando em Cristo,

Quel ;)

Nenhum comentário:

Pesquisar