sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Entre a cruz e a coroa


Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: "Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares".
Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'. [Mateus 4. 8-10]

Todos os dias sou tentado a seguir um caminho mais fácil para alcançar meus objetivos: tirar uma nota boa numa prova da faculdade sem ter o esforço de reservar um tempo para estudar; emagrecer sem o esforço da disciplina na alimentação; cultivar um bom relacionamento com meus familiares sem dedicar um tempo de qualidade para eles; conhecer ao Pai Celeste sem ler a Bíblia nem dedicar minha vida a essa busca.

Quase sempre esses atalhos levam a transgressão e ao engano: colar na prova; praticar bulimia; superficializar minha relação com minha família; ter uma atitude cínica diante da vida devota, me restringindo a usos e costumes.

O Criador de todas as coisas, quando esteve entre nós, poderia ter seguido um caminho mais fácil. O que era para Ele transformar pedras em pães? Jogar-se da parte mais alta do templo e não se submeter a natureza da força da gravidade? Ser rei sem precisar da cruz?

Parafraseando Yancey em seu livro O Jesus que nunca conheci confesso que a tentação que Cristo suportou, muitas vezes eu tenho desejado; usar uma coroa ao invés de uma cruz. Obter a fama, o prestígio e as riquezas deste mundo, mesmo que isso signifique dar as costas aos ensinamentos de Cristo.

Observo que é muito mais proveitoso para mim acumular riquezas, ter uma vida abastarda e segura do que dividir o que tenho com os menos privilegiados e depender a cada dia de Deus, mas foi justamente isso que o Mestre ensinou e o que mais tenho negligênciado.

Oração:

Pai de amor, ensina-me a trilhar o caminho certo, mesmo que ele seja o mais longo e o mais difícil. Ajuda-me a perceber teus ensinamentos em cada detalhe do meu proceder nesse dia. Livra-me de cair na tentação de seguir os meus próprios caminhos independentes da tua vontade pra mim. Quero dedicar esse dia ao Senhor e amá-lo através do amor que demonstro pelos que estão ao meu redor. Sou muito grato por ser teu filho. Amém.

Para refletir:

"Mantenha seus olhos naquele que se recusa a transformar pedras em pão, que não pula de uma grande altura e abdica de governar com grande poder temporal. Matenha seus olhos naquele que diz: "Bem-aventurados são os pobres, os mansos, os que choram e aqueles que têm fome e sede de justiça; bem-aventurados são os misericordiosos, os pacificadores e aqueles que são perseguidos por causa da justiça" (...) Mantenha seus olhos naquele que é pobre com os pobres, fraco com os fracos e rejeitado com os rejeitados. Aquele que fez essas coisas é a fonte de toda paz."
Henri Nouwen ( Extraído da revista World Vison)
Trecho do livro " Alma Sobrevivente " de Philip Yancey.


Um comentário:

Grace Kelly F.Rodrigues disse...

Nossa Gilla, essa é uma das minhas maiores dificuldades...sacrificar! Eu qro sempre os resultados, até penso na linha para chegar neles, mas quase nunca pratico ;(. Eu penso, penso, penso e sonho para q as coisas aconteçam, mas na hora de negar, não é tão fácil. Esse mundo torna-nos ansiosos, imediatistas, ACOMODADOS... mas nem sempre o q dá prazer no agora, dará no futuro. Não pensamos na dimensão dos resultados... é, é tenso ;S

Pesquisar